O Lobo Profeta

Eugène Verboeckhoven: Landscape with Sheep. Fonte: https://commons.wikimedia.org/

Um lobo, vestindo uma pele de cordeiro, infiltrou-se em um rebanho de ovelhas de um Bom Pastor.  Chamando para si próprio, a atenção das ovelhas, começou a falar a respeito de Deus e de sua Santa Palavra. O rebanho (por ser cristão) ouviu o feroz animal disfarçado com muita atenção.

No fim, a fera, afirmou ser um profeta enviado pelo Senhor com uma missão divina. Mandou o rebanho segui-lo e assim fizeram. À medida que andavam, afastavam-se de seu Bom Pastor. O falso cordeiro falou muito em Deus isso, Deus aquilo, até que chegou a afirmar que a Fé e a Razão são opostas uma a outra.

– Mas – disse uma velha ovelha – segundo o que estudei no catecismo, a Fé não contraria a razão, e a razão não contraria a Fé.

– Este é o décimo primeiro mandamento: não me contrariarás sob nenhuma circunstância, senão, contrariarás a Deus.

As ovelhas não recordavam de nenhum décimo primeiro mandamento, e tinham razão mas continuaram a segui-lo. Chegou um momento que se afastaram tanto de seu Bom Pastor, que o perderam de vista. Naquele momento, o lobo tirou a pele de cordeiro, e cruelmente devorou o oviário inteiro.

Alegoria do Bom Pastor: Nosso Senhor Jesus Cristo

Síntese moral: Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores. Mt 7, 15


Martin Hellmann, 14 anos. Estudante homeschooler, prefere literaturas que o elevem moralmente, escreve fábulas e outros textos literários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.