
Dom Frei Vital Maria Gonçalves de Oliveira, nasceu no dia 27 de novembro de 1844, no Engenho Novo, situado em Pedras de Fogo (PB), e morreu em Paris, no dia 4 de julho de 1878.
Foi frade capuchinho, bispo da diocese de Olinda e grande amigo de Dom Antônio de Macedo Costa. Ele é considerado o Bispo-Mártir de Pernambuco e foi o protagonista da chamada “Questão Religiosa”.
Dom Vital foi um grandíssimo exemplo de bispo na defesa da Fé Católica, enfrentando um dos grandes inimigos da Fé, a Maçonaria. Chegou a ser preso pelo gabinete do Visconde do Rio Branco, e junto com Dom Antônio, condenado a trabalhos forçados. Sua prisão gerou muita revolta e desentendimentos, e o próprio papa Pio IX escreveu uma comovente carta ao então Imperador do Brasil, Dom Pedro II. O Imperador, apesar de se dizer católico, não quis anistiar os bispos. Por causa dessa infeliz decisão, o povo católico brasileiro não apoiaria o Imperador no chamado “XV de Novembro”. Após muitas pressões, inclusive da parte do Duque de Caxias, o gabinete do Visconde do Rio Branco caiu, e o Imperador nomeou Caxias como o novo ministro. Caxias aceitou o cargo com uma condição: que se libertassem os bispos. O Imperador aceitou com grande desprazer. Após sua soltura, em 1876, Dom Vital chegou a ir a Roma, onde se encontrou com o papa Pio IX. Devido a complicações de uma enfermidade que os médicos não descobriram, Dom Vital se retirou para um convento capuchinho em Paris, onde faleceu, aos 33 anos. Segundo o Monsenhor de Ségur, Dom Vital teria morrido envenenado .
Que o exemplo e as virtudes deste incansável defensor da Igreja se grave em nossos corações.
Fontes:
CÂMARA, Fernando. Dom Vital e a questão religiosa. Disponível em: https://www.institutodoceara.org.br/revista/Rev-apresentacao/RevPorAno/1978/1978-DomVitaleaQuestaoReligiosa.pdf
MEDEIROS, Rodrigo de Dantas. DOM VITAL: A Questão Religiosa e a Crise Político-Institucional no Segundo Reinado. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/192116/medeiros_rd_me_arafcl.pdf?sequence=3&isAllowed=y
Igor do Nascimento Vieira, 14 anos. Estudante homeschooler, enxadrista, karateka, musicista, admirador dos grandes clássicos e… Aprendiz de escritor!
Parabéns Igor, por ser exemplo para nossos filhos, que Deus lhe abençoe!